Como fazemos?

O Método Pilates

 

O método de Pilates é uma forma de exercício centrada no envolvimento da mente com o corpo para fortalecer os músculos, aumentar a flexibilidade e melhorar a saúde geral. Todo exercício é realizado com atenção à respiração, forma adequada e padrões de movimento eficientes. Você ganhará consciência do corpo, construindo simetria e coordenação, que irá transferir sua vida diária.

Os exercícios são seguros, de baixo impacto e apropriados para cada nível de aptidão física e todas as idades. O resultado é um corpo que funciona e se sente melhor, quer seja no dia a dia, quer seja nas actividades desportivas . Muitos tipos de pessoas, em muitos níveis de aptidão, viram melhorias na amplitude de movimento, flexibilidade, circulação, postura e força abdominal, além de diminuição na dor nas costas, no pescoço e nas articulações. Eu sou uma dessas pessoas. Antes de iniciar o Pilates, sentia dor nas costas, problemas de ombro e outras dores nas articulações. Depois de fazer Pilates de forma consistente, minha dor desapareceu e fortaleci meu problema de ombro. Agora sou um forte crente no poder de incorporar o Pilates na sua rotina de exercícios para melhorar a saúde.

Neste trabalho incorporamos os principais princípios do método Pilates nos nossos exercícios:

  • Centralização do esforço

  • Concentração no que está a fazer

  • Controle dos movimentos

  • Precisão dos movimentos

  • Controlo da respiração

  • Fluidez dos movimentos

Breve história do Joseph Pilates (1883-1967)

Nascido na Alemanha. Ele era uma criança doentia atormentada com um sistema respiratório fraco. Para melhorar sua própria saúde, ele começou a explorar maneiras de fortalecer seu corpo e sua mente. Ele participou de boxe, esgrima, wrestling e ginástica. Joe estava na Inglaterra viajando quando a Primeira Guerra Mundial começou. Ele foi mantido como um estrangeiro residente num campo de internamento na Ilha de Man durante o período da guerra. Enquanto estava no campo, estudou o movimento dos animais, em particular os gatos. Ele analisou seus movimentos, observou como eles se esticaram mantendo seus músculos flexíveis e vivos. Ele fez com que seus colegas detidos realizassem um conjunto diário de exercícios que ele criou. Nenhum dos presos que seguiram seu regime de treino ficou doente durante a epidemia de gripe de 1918.

O sucesso de Joe resultou em um trabalho como um ordenado em um hospital para soldados feridos. Seus exercícios ajudaram seus pacientes a se recuperar mais rápido. Durante este tempo, Joe desenvolveu seu primeiro equipamento de exercícios, juntando molas aos quadros de cama dos pacientes - o que agora conhecemos como o Cadillac.

Joe deixou um barco para a América depois da guerra e conheceu sua futura esposa, Clara. Ela era uma enfermeira que se tornou um parceiro trabalhando ao lado dele no estúdio todos os dias. Depois de chegarem em Nova York em 1926, alugaram um pequeno estúdio no mesmo edifício que o NYC Ballet. Joe se referiu ao seu método como Contrology. Ele fez uma forte impressão na comunidade de dança trabalhando rehabbing bailarinos feridos.

Ele teve um sonho de apresentar sua visão de fitness mente-corpo em todos os aspectos da vida, desde as escolas até o treinamento militar. Ele estava tão à frente de seu tempo, reconhecendo que o estilo de vida "moderno" da má postura, a respiração imprópria e a inatividade criavam pouca saúde. Ele ensinou pequenos grupos de professores e estudantes dedicados, alguns dos quais continuaram seu trabalho e o mantiveram vivo até que o resto do mundo atinja seu pensamento revolucionário. O método Pilates agora está sendo ensinado em todo o mundo.

Joe projectou o reformador universal, cadeira de Wunda, Cadillac, Ladder Barrel, Spine Corrector e muitas outras invenções durante sua vida.

 FP Estúdio de Pilates  2019. Todos os direitos reservados.